De fato, geograficamente, foi no território estadual paulista que se desenrolaram os fatos mais marcantes da maior guerra civil brasileira...

1932 - O Brasil se revolta

autor:

José Alfredo Vidigal Pontes

textos complementares:

Ruy Mesquita Filho, Gilles Lapouge, Jorge Caldeira, Fortunato Pastore José Alfredo Vidigal Pontes,

Napoleão Sabóia

projeto gráfico:

Diana Mindlin

acabamento:

brochura

páginas:

208

formato:

21 x 25 cm

ISBN brochura:

8587556355

Costuma-se relacionar a Revolução Constitucionalista de 1932 com o estado de São Paulo. De fato, geograficamente, foi no território estadual paulista que se desenrolaram os fatos mais marcantes da maior guerra civil brasileira. Mas não era um conflito exclusivamente paulista, ou de São Paulo contra a União. Na verdade, era um confronto ideológico entre a democracia e o autoritarismo cujo palco principal, por diversas razões relatadas neste livro, ficou restrito a São Paulo.

 

Fundamentado em farta documentação, incluindo a correspondência diplomática levantada especialmente para este trabalho em Londres, Lisboa, Washington, Roma e Buenos Aires, o historiador José Alfredo Vidigal Pontes demonstra que a chamada "revolução paulista" foi antes de tudo uma revolta nacional, habilmente sufocada por Getúlio Vargas, contra a continuidade da ditadura e do autoritarismo.