Das pranchetas de arquitetos como Ramos de Azevedo e Victor Dubugras, entre outros, saíram projetos depois replicados em várias cidades do estado...
Patrimônio escolar
uma saga republicana
autor:
Margarida Cintra Gordinho
fotografias
Iatã Cannabrava, Malu Teodoro e Vinicius Assencio
projeto gráfico:
Antonio Kehl
acabamento:
capa dura/brochura
páginas:
240
formato:
25 x 23 cm
ISBN brochura:
978-85-7816-117-0
confira aqui o Clipping...
Tem uma história muito bonita sobre as escolas públicas do Estado de São Paulo que começa ainda no Império, mais precisamente por volta de 1870, quando foi fundado o Partido Republicano Paulista. Naquela época, os republicanos falavam claramente que um pilar fundamental para o desenvolvimento do nosso país é a educação pública, gratuita, laica e universal – ou seja, escola para todos, independente de credos, classe social ou ideologias.
Aparentemente, esse grupo de republicanos era de fato comprometido com essa bandeira, tanto que muitos deles escreviam regularmente na imprensa sobre o assunto, fundavam escolas particulares que atendiam gratuitamente alunos que não pudessem pagar, davam aulas à noite, de graça. Esse grupo teve um papel muito importante na derrubada da Monarquia e nos primeiros anos da República, e até pelo menos o final da década de 1920 o movimento que eles encabeçaram se transformou numa política pública e resultou, entre várias outras ações, na construção de centenas de escolas pelo estado inteiro.
126 dessas escolas sobreviveram e estão espalhadas por mais de cem cidades do Estado de São Paulo. Elas foram restauradas e muitas ainda estão em funcionamento. É essa, ilustrada por cerca de 300 fotos, que esse livro conta.
Margarida Cintra Gordinho, cientista social formada pela Universidade de São Paulo, foi técnica do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo e do Patrimônio Histórico da Eletropaulo. É fundadora e dirigente da editora Marca D’Água.
Iatã Cannabrava, fotógrafo, curador e agitador cultural, é vencedor de diversos prêmios tanto por seu trabalho fotográfico como pelas diversas exposições, livros e eventos que já dirigiu. Para este livro, por meio de seu Estúdio Madalena, coordenou a equipe de fotógrafos dos coletivos Garapa e Galeria Experiência que produziram a maior parte das fotos aqui publicadas.
galeria:
5 - 5
<
>