Alfredo Mesquita é o pai do teatro moderno em São Paulo. Assistindo aos ensaios de suas montagens amadoras, dentro da livraria Jaraguá, compreendi que ali estava o teatro que eu procurava (Antunes Filho)...

Alfredo Mesquita
um grã-fino na contramão

autor:

Marta Góes

projeto gráfico:

Antonio Kehl

acabamento:

brochura

páginas:

304

formato:

21 x 23 cm

ISBN brochura:

9788587556998

ISBN e-book:

9788578162429

confira aqui o Clipping...

Livro indicado ao Prêmio Jabuti 2008 na categoria Biografia e ao Prêmio Portugal Telecom 2008

 

Elegante, irônico e carismático, contista de grande talento, Alfredo Mesquita (1906-1986) foi um ícone do teatro e da cultura brasileira, importante personagem na transformação de São Paulo em metrópole cultural.

 

Filho caçula de Júlio Mesquita, patriarca do jornal O Estado de S.Paulo, ele ajudou a dar dignidade à profissão de ator na escola que criou em 1948 e dirigiu por vinte anos – a EAD, Escola de Arte Dramática, hoje incorporada à USP, onde se formaram grandes nomes do cinema, da televisão e do teatro brasileiros. Entre seus alunos estavam Juca de Oliveira, Antunes filho, Sábato Magaldi, Aracy Balabanian, Glória Menezes e Ney Latorraca, entre muitos outros. O Grupo de Teatro Experimental, que ele criou, veio a ser um dos alicerces do Teatro Brasileiro de Comédia, um marco da modernidade no teatro brasileiro. Ele lançou a revista Clima, onde estrearam nomes como os de Antonio Candido de Mello e Souza e Paulo Emílio Salles Gomes; e em sua livraria, a Jaraguá, reuniram-se por mais de uma década as figuras mais interessantes de São Paulo.

 

Com a palavra, a jornalista e dramaturga Marta Góes, indicada com este livro ao Prêmio Jabuti de Biografia e ao Prêmio Portugal Telecom 2008 e autora, também, de livros como Um porto para Elizabeth Bishop e Mulheres virando o jogo, lançados pela Terceiro Nome.

galeria: