Vemos os sinais das ciências em toda parte. Aqui, os artigos são formulados para provocar dúvidas sobre temas raramente problematizados e convidam o leitor – leigo ou especialista – a participar do debate...
Ciências na vida
Antropologia da Ciência em perspectiva
coleção:
Antropologia Hoje
organizadores:
Claudia Fonseca, Fabiola Rohden e Paula Sandrine Machado
projeto gráfico:
Antonio Kehl
acabamento:
brochura
páginas:
352
formato:
16 x 23 cm
ISBN brochura:
978 85 7816 098 - 2
ISBN e-book:
9788578162597
confira aqui o Clipping...
O crescente interesse da antropologia por ciência e tecnologia é discutido nesta coletânea em diferentes abordagens, escalas de análise e contextos empíricos nacionais e transnacionais.
Ao escutar os usuários das novas tecnologias - desde mulheres grávidas recorrendo ao ultrassom até presidiários sendo identificados por suas "impressões digitais genéticas" - os autores procuram entender os meandros da produção dessas inovações e os efeitos delas na vida real.
Quer versem sobre a artificialidade/naturalidade da menstruação, a unidade de nosso código genético ou a (in)falibilidade das neurociências, os artigos são formulados para provocar dúvidas sobre temas raramente problematizados. E convidam o leitor - leigo ou especialista - a participar do debate.
As organizadoras
Claudia Fonseca é professora titular do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretora do doutorado em Antropologia da Universidade Nacional de San Martin (Argentina). Seus interesses de pesquisa incluem a Antropologia do Direito, a Antropologia da Ciência e os estudos de parentesco e gênero. Editou algumas coletâneas nos últimos anos,entre as quais Ciência, poder e ética (com Guilherme Sá, 2011) e Políticas de proteção (com Patrice Schuch, 2009).
Fabiola Rohden é doutora em Antropologia Social pela UFRJ (2000), professora do Departamento de Antropologia da UFRGS, pesquisadora associada do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos e pesquisadorado CNPq. Publicou uma série de trabalhos relativos às relações de gênero, sexualidade e ciência, entre os quais os livros Uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher (2009) e A arte de enganar a natureza:contracepção, aborto e infanticídio no início do século XX (2003).
Paula Sandrine Machado é doutora em AntropologiaSocial pela UFRGS (2008) e professora adjunta no Departamento de Psicologia Sociale Institucional da mesma universidade, onde também é professora colaboradora no Programade Pós-Graduação em Antropologia Social. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX/UFRGS) e do Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (NUPACS/UFRGS). Suas pesquisas abarcam principalmente temas como intersexualidade, decisões médicas, gênero e sexualidade, Antropologia do Corpo e da Saúde e Antropologia da Ciência.