uma linha de estudos em que a cultura rústica desemboca na cidade, as periferias de São Paulo deságuam nos movimentos sociais urbanos e o lazer e as festas aparecem no pedaço, na mancha, no trajeto e no circuito...

Da periferia ao centro
trajetórias de pesquisa em antropologia urbana

coleção:

Antropologia Hoje

autor:

José Guilherme Cantor Magnani

projeto gráfico:

Antonio Kehl

acabamento:

brochura

páginas:

352

formato:

14 x 21 cm

ISBN brochura:

978 85 7816 096 8

ISBN e-book:

9788578161897

confira aqui o Clipping...

Pode a Antropologia, com os conceitos e métodos de análise forjados ao longo de pesquisas em sociedades de pequena escala, desvendar a complexidade dos atuais aglomerados urbanos em toda sua diversidade? Neste livro, o autor reconstitui linhagens e trajetórias de etnografias nas metrópoles, apresentando categorias de análise e demonstrando a relevância e atualidade desses estudos no quadro teórico e metodológico da Antropologia Urbana.

 

José Guilherme Cantor Magnani é professor livre-docente em Antropologia Social na Universidade de São Paulo e coordenador do NAU – Núcleo de Antropologia Urbana da USP, da revista eletrônica Ponto Urbe e da Coleção Antropologia Hoje. É autor, entre outros, dos livros Festa no pedaço, O Brasil da Nova Era e Mystica Urbe; organizador de coletâneas como Jovens na metrópole e autor de numerosos capítulos e artigos em periódicos especializados.