Além de resgatar o livro, nossa intenção foi trazer de volta a figura de Paulo Mendes de Almeida, testemunha e participante dos acontecimentos que marcaram o percurso da arte moderna em São Paulo e primeira pessoa a relatá-los de forma organizada a partir de artigos que escreveu para a imprensa (Ana Luisa Martins)...

DE ANITA AO MUSEU
O Modernismo, da primeira exposição de Anita Malfatti
à primeira Bienal

autor:

Paulo Mendes de Almeida

Edição e coord. geral:

Ana Luisa Martins

Pesquisa e coord. de imagens:

Thiago Gil

projeto gráfico:

Luiz Basile

capa e projeto gráfico:

Desenho Design

acabamento:

brochura

páginas:

258

formato:

19 x 26 cm

ISBN brochura:

978-85-7816-145-3

confira aqui o Clipping...

Paulo Mendes de Almeida traça um panorama dos principais eventos artísticos da cidade de São Paulo na primeira metade do século 20. Sua narrativa tem início em 1917, na exposição de Anita Malfatti, e segue até a inauguração do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) no final dos anos 1940, encerrando-se com a realização da primeira Bienal de São Paulo, em 1954.

 

Dono de uma prosa fluente e bem humorada, o autor relata os acontecimentos que testemunhou, alguns deles pouco conhecidos do público não especializado, como os bailes da SPAM (Sociedade Pró-Arte Moderna), as reuniões do CAM (Clube de Artistas Modernos), os Salões de Maio, a formação da Família Artística Paulista e do Sindicato de Artistas Plásticos, e sua convivência com artistas como Lasar Segall, Flavio de Carvalho, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Anita Malfatti, entre outros.

 

As edições anteriores do livro, hoje encontradas apenas em sebos, transformaram a obra ao longo dos anos numa referência sobre a arte moderna em São Paulo. A nova edição lançada pela Editora Terceiro Nome chega em formato maior, embalada por um projeto gráfico que valoriza o texto e a obra, notas explicativas que contextualizam o leitor de hoje e mais de 130 imagens coloridas, entre obras, fotos e catálogos de exposições.

 

Clique aqui e veja a relação de galerias e museus onde ver de perto as obras originais mencionadas no livro.

galeria: