Design + Artesanato
o caminho brasileiro

autor:

Adélia Borges

projeto gráfico:

Javier Talavera/LBTM

acabamento:

brochura

páginas:

240

formato:

21 x 27 cm

ISBN brochura:

9788578160821

ISBN inglês:

9788578160845

ISBN e-book português:

9788578162047

confira aqui o Clipping...

ISBN e-book inglês:

9788578162214

Design + Artesanato foca a questão da identidade brasileira no trabalho de artesãos e designers na revitalização do objeto artesanal, que aparece neste livro em toda sua diversidade, complexidade e beleza.

 

Esse encontro vem gerando ricos frutos: produtos de alta qualidade e umbilicalmente ligados, nos motivos e nos materiais, às comunidades em que são feitos, melhoria da vida dos produtores e usuários e desenvolvimento mais justo e equânime do país. Além disso, essa reunião ajuda a enfraquecer o preconceito que atribui conotação de inferioridade às coisas feitas à mão e de superioridade às coisas projetadas pelo intelecto.

 

Esses e muitos outros casos, seus alcances, potencialidades e riscos, são o objeto da instigante análise de Adélia Borges, que nos ensina a importância de se deixar contagiar, na hora de adquirir um produto, não apenas pela adequação de forma e função, mas também, e sobretudo, pelo afeto, memória e cultura impregnados nos objetos feitos à mão.

 

Adélia Borges tem uma atuação profissional estruturada em três eixos: os textos (para imprensa e livros), as exposições e as palestras e aulas. Jornalista pela ECA-USP, foi na direção editorial da revista Design e Interiores, de 1987 a 1994, que passou a se especializar em design. É autora ou co-autora de mais de 10 livros, entre eles Designer não é personal trainer, da Editora Rosari. Artigos, textos para catálogos ou capítulos de livros de sua autoria já foram publicados – além de português – em alemão, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

 

Desde o início dos anos 1990 realiza exposições e projetos culturais, em vários locais do Brasil e do exterior. De 2003 a 2007 dirigiu o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Em 2008, coordenou a equipe encarregada da elaboração do projeto conceitual do Pavilhão das Culturas Brasileiras, que ocupa o edifício projetado no início dos anos 1950 por Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera. Professora de história do design na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e na Escola São Paulo, Adélia Borges faz palestras e já se apresentou em quase todos os estados brasileiros e quase duas dezenas de países em quatro continentes (América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania).

galeria:

O livro faz uma radiografia da revitalização recente do objeto artesanal brasileiro. Em comunidades espalhadas pelo país, iniciativas marcadas pelo empreendedorismo e pela inovação social trazem novo impulso ao desenvolvimento sustentável local...