Em dezembro de 1530, cinco naus com quatrocentos tripulantes sob o comando de Martim Afonso de Sousa partiram de Lisboa rumo ao Brasil. A expedição, considerada um marco inaugural da colonização do país, foi registrada por Pero Lopes de Sousa, irmão de Martim Afonso, que o acompanhou na empreitada....

Diário de navegação
Pero Lopes e a expedição de Martim Afonso de Sousa (1530-1532)

autor:

Ricardo Maranhão e Vallandro Keating

projeto gráfico:

Antonio Kehl

acabamento:

 capa dura

páginas:

266

formato:

23 x 25 cm

ISBN capa dura:

9788578160746

ISBN e-book:

9788578162351

confira aqui o Clipping...

INDICADO AO PRÊMIO JABUTI 2012 NA CATEGORIA ILUSTRAÇÃO

 

Marco inicial da colonização do Brasil, a expedição de Martim Afonso de Sousa partiu de Lisboa em 1530. Foi uma epopeia: com suas caravelas, naus e bergantins, a tripulação explorou a costa brasileira, guerreou contra franceses, passou por naufrágios, perseguições navais e encontros com tribos indígenas.

 

Neste livro, contado a partir do diário de navegação que Pero Lopes (irmão de Martim Afonso) escreveu no calor da hora, duas linguagens se complementam: a do texto, que contextualiza as peripécias dos exploradores lusitanos; e a dos mais de cem desenhos de Vallandro Keating que, de maneira inédita, mostram como era a costa brasileira, como se navegava no século XVI e como se relacionavam com a terra e os índios do novo continente.

 

Vallandro Keating formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Entre seus trabalhos estão murais feitos a convite de Oscar Niemeyer para o Memorial da América Latina e para o novo auditório do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e para o Tribunal Superior da Justiça, em Brasília; na área urbana, o traçado das cidades de Alta Floresta e Paranaíta, no Mato Grosso; e os livros Caminhos da conquista – A formação do espaço brasileiro, em parceria com Ricardo Maranhão, e A viagem a Nápoles, de Sergio Buarque de Holanda, ambos para a Terceiro Nome, além de À bordo do Rui Barbosa, em parceria com Chico Buarque, e É gol, com Ignácio de Loyola Brandão.

 

Ricardo Maranhão, doutor em História pela USP, foi professor da UNICAMP, professor de História da Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi e palestrante em universidades do Canadá, França, Bélgica, Holanda e Alemanha. Vencedor de diversos prêmios, escreveu ou organizou mais de 20 livros de História e de dezenas de artigos em publicações especializadas. Pela Terceiro Nome lançou, em parceria com Vallandro Keating, os livros Caminhos da conquista – A formação do espaço brasileiro e Diário de navegação – Pero Lopes e a expedição de Martim Afonso de Sousa (1530-1532) e, ainda, o livro Pau-Brasil, a cor e o som.

galeria: