Com seu super microscópio, Chica, a autora, mostra aos curiosos as mosquinhas chamadas drosófilas e, com um misto de informação e entretenimento, envolve os jovens no estudo da Biologia...

Drosófila
a mosquinha famosa

autor:

Francisca C. do Val

projeto gráfico:

Silvia Amstalden

acabamento:

 capa dura/brochura

páginas:

48

formato:

21 x 17 cm

ISBN brochura:

9788578160036

ISBN e-book:

9788578162757

confira aqui o Clipping...

A drosófila é a mosquinha mais famosa porque, por se reproduzir muito rapidamente, é a mais usada nas pesquisas científicas. O livro nos conta como nascem, onde vivem, como namoram e se reproduzem e as descobertas que ajudaram a comprovar a teoria da evolução de Charles Darwin. Quando este livro infantojuvenil foi lançado, no SESC-Pinheiros, a Chica (como Francisca do Val é chamada pelos amigos) comprou um super microscópio com que mostra aos curiosos mosquinhas de todos os tipos (com olhos vermelhos, com asas que não fecham, e por aí vai). Com um misto de informação e entretenimento, ela tem envolvido jovens e adultos nesse estudo de Biologia.

 

“Faço pesquisa com moscas, entre elas as drosófilas, e gosto de desenhar plantas, paisagens e bichos. Nas ilustrações, tomo o maior cuidado para que tudo fique como é de verdade: os insetos com suas seis pernas, os ovos com seus filamentos, que são tubinhos para a respiração. Eu quis fazer um livro bonito para falar sobre as drosófilas e mostrar que qualquer criança pode se tornar um cientista (ou uma cientista como eu!). Gostaria que todos soubessem como é interessante estudar a vida dessas moscas e como elas nos ajudaram a entender muito de nós mesmos, inclusive por que somos tão parecidos com nossos pais”, explica Francisca C. do Val.