Graças à obra monumental de Euclides da Cunha, Canudos ficou marcado no imaginário nacional. No entanto, pouco se sabe sobre outros movimentos importantes do Brasil rural, como Pau de Colher, Caldeirão, Muckers, Contestado, Panelas e Borboleta Azul...

Entre a cruz e a espada

autor:

Gregg Narber

projeto gráfico:

Diana Mindlin

acabamento:

brochura

páginas:

208

formato:

22 x 23 cm

confira aqui o Clipping...

ISBN brochura:

857556231

Graças à obra monumental de Euclides da Cunha, Canudos ficou marcado no imaginário nacional. No entanto, pouco se sabe sobre outros movimentos importantes do Brasil rural, como Pau de Colher, Caldeirão, Muckers, Contestado, Panelas e Borboleta Azul, que também reuniram um número expressivo de seguidores. Esses movimentos, com suas origens históricas no misticismo e em muitos casos apoiando-se na violência, são, junto com o cangaço, o tema deste estudo. Em 2001, a pesquisa foi premiada pela Federação das Academias de Letras e Artes da Bahia, pela Associação Cultural Brasil-Japão e pela Associação Cultural Amigos do Sertão.

 

Em 1964, o norte-americano Gregg Narber, com dezoito anos de idade, veio para o Brasil como bolsista e estudou durante um ano no Rio de Janeiro. Neste período leu pela primeira vez “Os Sertões”. Sua antiga paixão pelo Brasil fez com que retornasse diversas vezes ao país, onde morou durante alguns anos e desenvolveu a pesquisa que deu origem a este livro.