Em muitos lugares de nosso litoral, o turismo predatório e as técnicas de pesca industrial vem expulsando inúmeras famílias de pescadores e descaracterizando sua existência...

Gente do Mar
vida e gastronomia dos pescadores brasileiros

autor:

Ricardo Maranhão

fotos:

Fabio Colombini

proposta gráfica:

Milena Galli

People of the sea

Life and food
of Brazilian fishermen

diagramação e capa:

Antonio Kehl

acabamento:

 capa dura

páginas:

312

formato:

21 x 26 cm

patrocínio:

Banco Volkswagen

apoio

Ministério da Cultura

idioma:

edição bilíngue português e inglês

ISBN brochura:

978-85-7816-138-5

ISBN e-book:

9788578162344

confira aqui o Clipping...

prêmio:

Prêmio Jabuti 2015 - 1º lugar (Gastronomia)

Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Cacau Show 2015 (finalista)

Do Pará ao Rio Grande do Sul, o livro resgata as atividades de pesca e as práticas gastronômicas de homens e mulheres que, no cotidiano peculiar do litoral, convivem em harmonia com o meio ambiente.

 

A cultura desses homens do mar, vinculada a uma ocupação discreta e respeitosa do meio ambiente, possui uma riqueza capaz de ensinar aos brasileiros um “modus vivendi” mais próximo à natureza e que pode ser aproveitada por um turismo inteligente, que utilize a sabedoria dessa gente do mar nesse Brasil tão rico de diversidades.

Ricardo Maranhão, doutor em História pela USP, foi professor da UNICAMP, professor de História da Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi e palestrante em universidades do Canadá, França, Bélgica, Holanda e Alemanha. Vencedor de diversos prêmios, escreveu ou organizou mais de 20 livros de História e de dezenas de artigos em publicações especializadas. Pela Terceiro Nome lançou, em parceria com Vallandro Keating, os livros Caminhos da conquista – A formação do espaço brasileiro e Diário de navegação – Pero Lopes e a expedição de Martim Afonso de Sousa (1530-1532).

Fabio Colombini, arquiteto formado pela FAU-USP, há mais de 30 anos registra os diferentes ecossistemas brasileiros. Entre os prêmios que recebeu destacam-se os da Organização dos Estados Americanos (OEA), da Fundação SOS Mata Atlântica, do World Calendar Awards (Illinois – EUA) e do National Geographic Channel, além do Prêmio Verde das Américas – Greenmeeting, recebido em 2011 pela contribuição para o desenvolvimento e preservação ambiental. É conselheiro da Associação de Fotógrafos de Natureza (AFNATURA) e suas imagens compõem o acervo dos institutos Moreira Salles e Itaú Cultural.

galeria: