No meio de uma reserva de mata atlântica, o Jardim Botânico preserva a nascente do córrego Pirarungáua, que dá origem ao histórico riacho do Ipiranga...

Jardim Botânico
de São Paulo

autor:

Maria Guimarães

projeto gráfico:

Valéria Marchesoni

Fotografias:

Juan Esteves

acabamento:

 capa dura

páginas:

202

formato:

25 x 25 cm

ISBN capa dura:

9788578160852

ISBN e-book:

9788578162290

confira aqui o Clipping...

No meio de uma reserva de mata atlântica em plena zona sul paulistana, o Jardim Botânico de São Paulo tem atrativos que boa parte da população da cidade ainda está por descobrir. O parque privilegia o contato próximo com a floresta e preserva a nascente de um dos córregos que dão origem ao histórico riacho do Ipiranga: o Pirarungáua, posto em evidência por reformas em 2006 e 2008 e um lembrete da importância de se cuidar bem das fontes de água.

 

Fundado em 1928, quando o orquidário foi aberto ao público, o Jardim Botânico comemora hoje sua afirmação como um lindo espaço de lazer com uma forte vocação para a educação ambiental concretizada no trabalho com grupos escolares. É, além disso, parte do Instituto de Botânica, um importante centro de pesquisa dedicado ao mundo das plantas em toda a sua diversidade e todos os seus aspectos.

 

Este é o primeiro livro dedicado exclusivamente a apresentar essa instituição paulistana ao público. As deslumbrantes fotografias de Juan Esteves, acompanhadas do saboroso texto de Maria Guimarães, fazem justiça à beleza do lugar e são um convite irresistível a explorar o Jardim Botânico e desfrutar dele.

 

Juan Esteves é fotógrafo e tem obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Museu de Arte de São Paulo (MASP), Pinacoteca do Estado de São Paulo, Musée d’Elysée, em Lausanne, e Instituto Moreira Salles, entre outros. Publicou os livros 55 Portraits (D’Lippi, 2000), Presença (Terceiro Nome, 2006) e Capital – São Paulo e seu patrimônio arquitetônico (Atitude Brasil, 2010). Entre individuais e coletivas, participou de mais de 120 exposições, em países como Brasil, Japão, França, Holanda, Alemanha e Estados Unidos. Recebeu por seu trabalho como editor menção honrosa no Premier Print Awards/Prints Industries of America/EUA e prêmio de melhor fotógrafo do ano, categoria Portrait, da Clix/Fotosite.

 

Maria Guimarães é bióloga com doutorado em comportamento animal pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Fez uma especialização em jornalismo científico e desde então trabalha como editora na revista Pesquisa Fapesp. Ganhou o Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica promovido pela Conservação Internacional e pela SOS Mata Atlântica. É autora do Guia dos jardins de Roberto Burle Marx no Instituto Moreira Salles, publicado em 2009 pelo IMS.

galeria: