a autora conduz os leitores pelo intrincado mundo que, apesar de estar à nossa volta, é pouco e mal conhecido: o do Primeiro Comando da Capital, o PCC...

Junto e misturado
uma etnografia do PCC -
2ª edição ampliada

autor:

Karina Biondi

acabamento:

brochura

páginas:

288

formato:

14 x 21 cm

ISBN brochura:

978-85-7816-209-2

ISBN e-book:

9788578162108

Em 2017, a versão em inglês de Junto e misturado: uma etnografia do PCC, primeiro livro de Karina Biondi, recebeu um dos mais importantes prêmios internacionais de antropologia, o de Melhor Livro do Ano da Association for Political and Legal Anthropology (APLA), da American Anthropological Association (AAA), fundada em 1902. O livro trata do universo pouco conhecido e controverso do PCC (Primeiro Comando da Capital) descrito a partir do relato de presos, da própria experiência da autora em visitas na prisão e dos instrumentos da etnografia.

 

Esta segunda edição, ampliada, veio após o sucesso do segundo livro da autora:  Proibido roubar na quebrada – território, hierarquia e lei no PCC venceu o prêmio de Melhor Tese de Doutorado de 2016 pela Brazil Section / Latin American Studies Association. Enquanto em Proibido roubar na quebrada o foco é o PCC nas ruas, em Junto e misturado o foco é o PCC no sistema prisional.

 

Karina Biondi é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, professora na Universidade Estadual do Maranhão. É também pesquisadora do LEAP – Laboratório de Estudos sobre Antropologia Política; do Hybris – Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder; e do NEIP – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos.

 

É vencedora dos prêmios de Melhor Livro do Ano 2017 da APLA – Association for Political and Legal Anthropology por seu livro Junto e misturado, uma etnografia do PCC; e de Melhor Tese de Doutorado de 2016 pela Brazil Section / Latin American Studies Association por seu livro Proibido roubar na quebrada – território, hierarquia e lei no PCC, ambos publicados pela Terceiro Nome.