LOST & FOUND
PROSAS DE TERRAMAREAR
LUVA
Lost & Found e Prosas de terramarear
autor:
Julio Capobianco
projeto gráfico:
Mauro Lima
acabamento:
brochura
formato:
15,7 x 22 cm
ISBN brochura:
978-65-87618-18-0
Lost & Found, páginas:
Prosas de terramarear, páginas:
136
156
ISBN brochura:
978-65-87618-16-6
Julio Capobianco nasceu no ano em que se comemorava o centenário da Independência do Brasil e em que a Semana de Arte Moderna celebrava a criação de um espírito novo nas artes e – nas palavras de Mario de Andrade – na inteligência nacional. Paulistano, caçula de pai romano e de mãe brasileira de origem toscana, parte de uma irmandade de seis, pai de uma prole de sete, certamente bebeu dos ares de renovação do período em que cresceu na cidade que se modernizava.
Um dia, ao abrir um armário, uma montoeira de papeis de vida inteira despencou, lançando sobre ele uma confusão de saudades, lembranças, conversas que teve e não teve, gafes, acertos, risos e prantos. Essa papelada se transformou nesses dois livros que, sabe-se lá como, ele encontrou tempo para fazer enquanto trabalhava na sua construtora, uma das mais conceituadas do país, também preocupada com o meio ambiente e a área social; cuidava do patrimônio histórico, restaurando com rigor a sua fazenda Catitó, em Minas Gerais; e montava o Instituto Capobianco, no centro de São Paulo, visando difundir cultura, defender o patrimônio histórico e promover o desenvolvimento sustentável.
Os livros são uma bela e significativa reunião de textos ora contemplativos, ora engraçados, que, ao fim e ao cabo, são uma bonita versão da juventude à maturidade dessa figura tão especial.
Lost & Found
Se partirmos da premissa de que nenhuma história é original, de que todas já foram vividas e contadas, então, estes poemas e crônicas de Lost&Found falam de nós. Estão aqui os amores, sonhos, conquistas e situações cotidianas vividas por um homem capaz de transformar o experimentado em literatura e pintura, de tornar a vida, arte. Ao organizar o passado como alguém que separa relíquias entre coisas acumuladas, Julio Capobianco constrói sua própria mítica, num texto elegante, contemplativo e convidativo, como numa deliciosa prosa mineira. Suas reflexões diante da superfície em branco – da tela do computador ou da tela de pintura – revelam um mundo interior rico em experiências e referências, na busca daquilo que lhe é extraordinário, daquilo que pode estar numa velha capa da Playboy de 1953 ou numa aula de latim do antigo ginásio.
Prosas de terramarear
Este livro se completa com Lost&Found, mas pode ser lido separadamente. O autor volta às suas reminiscências em diferentes cenários e contextos: a praia na paulista Itanhaém, a fazenda na mineira Catitó, a desvairada capital paulista... num humor elegante e um texto menos contemplativo. Neste volume, há mais ação, mais personagens. Capobianco também empresta histórias de terceiros, de homens e mulheres com quem convive e conviveu, e dos quais extraiu memórias e conversas saborosas. Prosas de Terramarear é um convite para uma conversa de alpendre, com café e garoa, onde Capobianco nos recebe para desfiar seu inventário de memórias vividas ou imaginadas. Diz ele: “Fico sempre nas minhas eternas dúvidas: pensei colecionar os escritos do dia a dia à medida que as coisas acontecem, ou que só acontecem na minha cabeça, sem importância do que sejam ou se serão lidos algum dia. Claro que não seria ‘meu querido diário’. Poderia ser um semanário, um anuário – sabe-se lá qual será minha constância ou vontade. Só me interessa que não seja um obituário”
Dois livros, muitos poemas, prosas e histórias
de vida numa linda luva com textos e ilustrações
de Julio Capobianco...