Vínculos entre meteorologia e Estado; práticas científicas e sua relação com os profetas da chuva; práticas xamânicas de pajés amazônicos; rituais afro-brasileiros de produção de chuva...
Meteorologistas e profetas da chuva
conhecimentos, práticas e políticas da atmosfera
coleção:
Antropologia Hoje
autor:
Renzo Taddei
prefácio:
Mauro William Barbosa de Almeida
acabamento:
brochura
páginas:
240
formato:
14 x 21 cm
O clima e sua relação com a política, a ciência e o conhecimento popular: em poucas palavras, é disso que trata este estudo antropológico. As narrativas e práticas humanas ligadas ao clima (previsões, profecias e mesmo os rituais mágicos) estão imbricadas no Brasil contemporâneo, e as análises deste livro tratam dos vínculos – necessários, mas também conflituosos – entre meteorologia e Estado e discutem as práticas científicas de meteorologistas e sua relação com os chamados “profetas da chuva” do sertão. Além disso, trazem à cena práticas xamânicas de pajés amazônicos e os rituais afro-brasileiros de produção de chuva da Fundação Cacique Cobra Coral: um caleidoscópio em que ciência, cultura, espiritualidade, política e meios de comunicação se relacionam e transformam reciprocamente.
Renzo Taddei, o autor, é professor de antropologia na Universidade Federal de São Paulo. Foi professor visitante na Yale University. É pesquisador associado na Columbia University e no Comitas Institute for Anthropological Study, ambos em Nova York.