Uma história de aventura, amor, desterro, cobiça e escravidão de índios. Um romance histórico sobre o Bacharel de Cananeia, que chegou no Brasil em 1499...

 

O apátrida
a saga de um degredado no Novo Mundo

autor:

Júlio Moredo

contracapa:

Antonio Torres

orelha:

Estêvão Azevedo

projeto gráfico:

Antonio Kehl

acabamento:

brochura

DIGITAL

disponível

páginas:

192

formato:

14 x 21 cm

ISBN brochura:

978-65-87618-05-0

ISBN e-book:

978-65-87618-04-3

Cosme Pessoa Fernandes nasceu na vila de Miranda, Trás-os-Montes, em 1474, e, depois de estudar em Salamanca e ser preso em Lisboa, onde era ouvidor, foi degredado para São Tomé e Príncipe, ilha-prisão do Reino. Já estava adaptado à vida africana quando a esquadra de Bartolomeu Dias – o famoso navegador que dobrou o Cabo da Boa Esperança – chegou lá a mando do rei D. Manuel I para buscá-lo e o levar degredado ao Brasil, onde foi deixado em 1499. Isso mesmo: o Brasil sequer tinha sido “descoberto” (oficialmente, é claro) e Cosme seria largado perto de onde a linha de Tordesilhas dividia o mundo português do espanhol, para marcar as terras de Portugal.

Pouco se sabe sobre os primeiros anos de Cosme no Brasil, pois as principais referências a ele, na documentação histórica, aparecem apenas muitos anos depois, em especial nos relatos de Pero Lopes de Sousa, escrivão da esquadra de seu irmão Martim Afonso de Sousa.

 

De qualquer forma, o Bacharel foi um apátrida que viveu no Brasil até o fim da vida e participou ativamente das primeiras transformações sociais e políticas ocorridas entre índios e brancos na costa centro-sul brasileira. É essa história de aventura, amor, desterro, cobiça e escravidão de índios, de um personagem tão enigmático, que o jornalista Júlio Moredo conta no seu primeiro romance.

 

Júlio José Teixeira Duarte Moredo nasceu em São Paulo em 1991. É jornalista formado pela Cásper Líbero e estudante de História na Universidade Cruzeiro do Sul. Trabalhou em veículos como Rádio Jovem Pan, Jornal DCI e Editora Custom. Atualmente trabalha como redator e escritor autônomo.

em
breve