A rotina no manicômio abala sua sanidade e o obriga a abandonar sua capa branca. Ele é internado. Ao se tornar mais um paciente do Hospital Psiquiátrco do Juquery, Walter passa a sentir na pele os horrores daquele lugar...

O Capa-Branca
de funcionário a paciente de um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil

autor:

Walter Farias e Daniel Navarro Sonim

projeto gráfico:

Jussara Fino

acabamento:

brochura

páginas:

192

formato:

14 x 21 cm

ISBN brochura:

978-85-7816-144-6

ISBN e-book:

9788578162252

confira aqui o Clipping...

Com Walter Farias, um ex-atendente de enfermagem que se tornou paciente do Juquery nos anos 1970, o jornalista Daniel Navarro Sonim escreveu O Capa-Branca, um relato contundente sobre o Juquery, em Franco da Rocha (SP). Números oficiais dão conta que nessa época o local chegou a abrigar quase o dobro das 9 mil pessoas que tinha condição de comportar.

 

Aprovado no concurso público para atendente de enfermagem, Walter é designado para cuidar de pacientes acamados ou que perambulam, alheios à realidade, pelos corredores das clínicas do Hospital Psiquiátrico. A vida do protagonista de O Capa-Branca começa a tomar outro rumo depois da repentina transferência para o Manicômio Judiciário, onde ele convive com pacientes que cometeram crimes, alguns deles violentos e com requintes de crueldade.

 

A rotina no manicômio abala sua sanidade e o obriga a abandonar sua capa branca, o jaleco que os funcionários vestiam para trabalhar. Dali em diante, a única alternativa é a internação. Ao se tornar mais um paciente do Juquery, passa a sentir na pele os horrores daquele lugar.

 

Sobre os autores

 

Daniel Navarro Sonim é jornalista e viu pela primeira vez o protagonista de O Capa-Branca em um programa de TV, em que este dizia sonhar em colocar sua história em um livro. Assim saiu o livro, hoje traduzido também para o espanhol com o título El Batablanca.

 

Walter Farias, o ex-funcionário que se tornou paciente do Juquery, vive até hoje em Franco da Rocha com sua família. É aposentado, pai de três filhas e de um filho e avô de cinco netos. Compositor, já fez mais de 400 canções nos mais variados estilos, como samba, sertanejo e MPB.

galeria: