Cada obra é, também, fruto de suas circunstâncias...

O romance na modernidade
Ensaios de Literatura

autor:

Thais Rodegheri Manzano

acabamento:

brochura

páginas:

168

formato:

14 x 21 cm

ISBN brochura:

97885-7816

ISBN capa dura:

97885-7816

a evolução do romance até ele virar do avesso

 

Na sua caminhada rumo ao que é hoje, o romance foi reunindo marcas de cada momento – da sociedade, da cultura, dos valores, da revolução, da ciência. Foi com um olhar atento a esses movimentos e ao impacto que tiveram no pensar, sentir e criar dos grandes escritores que Thais Rodegheri Manzano, professora de História da Literatura na FAAP (SP), construiu os dezoito ensaios que constituem este livro. Como pano de fundo está a ideia de que cada obra é, também, fruto de suas circunstâncias.

 

Pilares da literatura como Henry James, Thomas Mann, Virginia Woolf, Albert Camus, William Faulkner e Samuel Beckett são pontos de parada de sua viagem pela história do romance nos últimos 100 anos. A construção dos personagens, o papel do narrador, o pêndulo entre realidade e ficção e a influência do mundo concreto à volta dos escritores vêm à tona em obras-primas como A Taça de ouro (James), Orlando (Woolf), O som e a fúria (Faulkner), O leopardo (Lampedusa), Auto de fé (Canetti), A peste (Camus), Os Buddenbrook (Thomas Mann), a trilogia Molloy, Malone Morre e O inominável (Beckett), para citar apenas alguns dos textos analisados neste volume.

 

Thais Rodegheri Manzano

Professora de História da Literatura na pós-graduação da Faap, em São Paulo, Thais Rodegheri Manzano é também jornalista e escritora. Como jornalista, atuou no Jornal de Tarde e na Folha da Tarde, em São Paulo. Entre outros livros, é autora das biografias Chopin (2008) e Schumann (2011), pela editora Nova Cultural. Pela Terceiro Nome, lançou Artimanhas da ficção (2008) e E se a literatura se calasse? (2011).