Lá fica o forte de Bertioga, onde Hans Staden foi sequestrado no século 16; a igreja de Itanhaém, uma das favoritas do Padre Anchieta; a Chácara do Visconde, em Taubaté, imortalizada como Sítio do Picapau Amarelo...

Patrimônio: Litoral e Vale do Paraíba

autor:

Margarida Cintra Gordinho

fotos:

Iatã Cannabrava, Malu Teodoro e Vinicius Assencio

parceria:

Museu da Casa Brasileira

projeto gráfico:

Antonio Kehl

acabamento:

brochura

páginas:

280

formato:

24,5 x 23

ISBN brochura:

9788578160883

confira aqui o Clipping...

A região é cheia de cidades históricas, como São Vicente, a primeira vila brasileira; Peruíbe, Iguape e Cananeia, amplamente exploradas pelos portugueses nos séculos XVI e XVII; Bertioga e Guarujá, com seus fortes; Ubatuba e Ilhabela, com suas fazendas e casarões; o Vale do Paraíba, com suas estações de trem...

Todos esses lugares você pode conhecer neste livro da Coleção Patrimônio Paulista, uma publicação da Terceiro Nome em parceria com o Museu da Casa Brasileira que traz os bens tombados de 30 cidades da região.

 

Margarida Cintra Gordinho, cientista social formada pela Universidade de São Paulo, foi técnica do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo e do Patrimônio Histórico da Eletropaulo. É fundadora e dirigente da editora Marca D’Água.

 

Iatã Cannabrava, fotógrafo, curador e agitador cultural, é vencedor de diversos prêmios tanto por seu trabalho fotográfico como pelas diversas exposições, livros e eventos que já dirigiu. Para este livro, por meio de seu Estúdio Madalena, coordenou a equipe de fotógrafos dos coletivos Garapa e Galeria Experiência que produziram a maior parte das fotos aqui publicadas.

galeria: