A madeira que tingia de vermelho a roupa dos poderosos da Europa devastou florestas e produziu recursos para pagar a dívida decorrente da independência...

PAU-BRASIL
a cor e o som

Brazilwood
the color and the sound

autor:

Ricardo Maranhão

Coautores:

Norberto Baracuhy,  Francismar Aguiar

cordenadora:

Simone Mateos,

desenhos:

Vallandro Keating

projeto gráfico:

Antonio Kehl

acabamento:

brochura

páginas:

200

formato:

18 x 23 cm

ISBN brochura:

9788578162313

ISBN Inglês:

9788578162320

ISBN e-book:

ISBN e-book inglês:

9788578162313

9788578162320

Disponível em português e em inglês (Brazilwood - the color and the sound)

 

A maioria dos brasileiros sabe que o Brasil tem seu nome por causa do pau-brasil. Mas você sabia que os arcos que produzem o som dos instrumentos de corda, no mundo inteiro, são na sua grande maioria feitos de pau-brasil? Ou que essa nossa madeira, durante 350 anos, serviu para enfeitar de vermelho as roupas dos poderosos da Europa, e por isso mesmo foi uma das nossas riquezas de exportação, chegando a gerar recursos para pagar a nossa dívida externa? Pois essa utilidade levou a que ela fosse extraída em larga escala, quase levando suas árvores à extinção.

 

Com uma versão em português e outra em inglês, este livro fala sobre os séculos de história e da atualidade da nossa madeira vermelha, que hoje precisa continuar a ser cultivada tanto por seu valor simbólico nacional como por sua dureza, peso e flexibilidade, que a fazem ser considerada a melhor madeira do mundo para arcos de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Na pesquisa para escrevê-lo, além do trabalho historiográfico, os autores percorreram diversos estados brasileiros onde encontraram e ouviram cidadãos patrióticos que trabalham a favor do pau-brasil e de sua preservação; e também ouviram as histórias de pessoas que se dedicam a produzir os belos arcos de violino e a preparar a madeira para exportação aos centros internacionais onde os arcos também são produzidos.

 

Este é, assim, um livro de história, de meio-ambiente e de música.

 

Sobre o autor, Ricardo Maranhão

 

Ricardo Maranhão é doutor em História e professor de Gastronomia, autor de 22 livros e pesquisador da cultura e da história do Brasil. Em 2015, venceu o Prêmio Jabuti 2015 de Gastronomia com o livro Gente do mar - vida e gastronomia dos pescadores brasileiros, publicado pela Terceiro Nome, editora por onde também lançou os livros Caminhos da conquista – a formação do espaço brasileiro e Diário de navegação – Pero Lopes e a expedição de Martim Afonso de Sousa (1530-1532), indicado ao Prêmio Jabuti 2012 de Ilustração.

 

Sobre o coordenador, Norberto Baracuhy

 

Norberto Baracuhy é produtor de mudas de pau-brasil, que distribui gratuitamente para prefeituras e escolas visando a preservação desta espécie tão preciosa para a identidade nacional. Ele já distribuiu em torno de 60 mil mudas em trinta cidades do Estado de São Paulo e, por esta iniciativa, em 2009 foi agraciado com o prêmio anual Iniciativa Verde, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.