A transformação do último edifício ainda ocupado por repartições públicas no Parque do Ibirapuera...
Pavilhão das Culturas Brasileiras
Puras Misturas
autor:
Adélia Borges e Cristiana Barreto (orgs.)
textos complementares:
Eduardo Subirats, José Alberto Nemer, Maria Lucia Montes e Vera Barros.
projeto gráfico:
Dárkon Roque
acabamento:
brochura
páginas:
296
formato:
21 x 28 cm
apoio:
Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
ISBN brochura:
9788578160692
confira aqui o Clipping...
Organizado por Adélia Borges e Cristiana Barreto, o livro documenta a exposição Puras Misturas e a transformação do último edifício ainda ocupado por repartições públicas no Parque do Ibirapuera em uma nova instituição museológica: o Pavilhão das Culturas Brasileiras, espaço para o encontro e o diálogo entre as diferentes culturas.
Adélia Borges é jornalista e curadora. Foi diretora do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, de 2003 a 2007. É autora de seis livros, entre os quais Sergio Rodrigues, de 2005; e Designer não é personal trainer, de 2002. Artigos, textos para catálogos ou livros de sua autoria já foram publicados em alemão, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês, além de em português. Entre as exposições de que foi curadora, destacam-se Uma história do sentar, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, em 2002; Novos alquimistas, no Itaú Cultural, em São Paulo, 1999; Kumuro – bancos indígenas da Amazônia, no Carreau du Temple, em Paris, 2006; Design brasileiro hoje: fronteiras, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2009, e Bienal Brasileira de Design, em Curitiba, 2010. Dá aulas de história do design na Fundação Armando Álvares Penteado.
Cristiana Barreto é graduada em História, com mestrado em Antropologia Social e doutorado em Arqueologia, sempre pela USP. É professora do curso de História da Arte da Fundação Armando Álvares Penteado, onde ministra aulas sobre arte pré-histórica e artes indígenas. Há dez anos, pesquisa os universos estéticos de povos indígenas pré-coloniais da Amazônia, com vários artigos publicados sobre o tema. Documentou acervos amazônicos em museus do Brasil e da Europa e participou da curadoria e edição de catálogos de várias mostras de arqueologia e artes indígenas, entre as quais a Mostra do Redescobrimento, em São Paulo, 2000, Unknown Amazon, no British Museum, Londres, em 2001, Brazil, native traditions, no Museu da Cidade Imperial, em Pequim, 2003, e Brésil Indien, no Grand Palais, em Paris, em 2005.
galeria:
1 - 5
<
>