Um estudo dos modos de vida e do cotidiano do PCC buscando entender a organização sob um ponto de vista interno e não meramente pelo discurso jurídico ou criminalizador...

Proibido roubar
na quebrada
território, hierarquia
e lei no PCC

coleção:

Antropologia Hoje

autor:

Karina Biondi

acabamento:

brochura

páginas:

408

formato:

14 x 21 cm

ISBN brochura:

9788578162085

ISBN e-book:

9788578162078

prêmio:

Melhor Tese de Doutorado de 2016 pela Brazil Section / Latin American Studies Association

O livro é um estudo dos modos de vida e do cotidiano do Primeiro Comando da Capital, o PCC, no qual a autora, Karina Biondi, enfrenta os desafios cruciais que essa organização criminosa apresenta à sociedade e à administração pública brasileiras. Por meio de uma etnografia intensa, sua pesquisa busca entender o PCC sob um ponto de vista interno e não meramente pelo discurso jurídico ou criminalizador.

Karina Biondi, escritora premiada, é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, professora na Universidade Estadual do Maranhão. É também pesquisadora do LEAP – Laboratório de Estudos sobre Antropologia Política; do Hybris – Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder; e do NEIP – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos.

 

É vencedora dos prêmios de Melhor Livro do Ano 2017 da APLA – Association for Political and Legal Anthropology por seu livro Junto e misturado, uma etnografia do PCC; e de Melhor Tese de Doutorado de 2016 pela Brazil Section / Latin American Studies Association por seu livro Proibido roubar na quebrada – território, hierarquia e lei no PCC, ambos publicados pela Terceiro Nome.