Olhares e perspectivas que apontam permanências, impactos e ressonâncias da religião no espaço público, caracterizado singularmente pela ideia fundante de diversidade...

Religiões e controvérsias públicas
experiências, práticas sociais
e discursos

coleção:

Antropologia Hoje

organizador:

Paula Montero

projeto gráfico:

Antonio Kehl

acabamento:

brochura

páginas:

344

formato:

16 cm x 23 cm

co-edição:

Editora Unicamp

ISBN brochura:

978-85-7816-192-7

confira aqui o Clipping...

O que os estudos sobre religião, em suas distintas expressões e atravessamentos, ainda têm a dizer sobre a sociedade brasileira? O leitor terá a oportunidade de verificar, com a leitura desta obra, o quanto ela ratifica a importância da realização de pesquisas socioantropológicas nesta área, em contínuo processo de mudanças, produzindo dinâmicas e inovações. O eixo utilizado pelos autores para discutir suas temáticas consiste na noção de controvérsia. Tal foco possibilita contextualizar, problematizar e atualizar temas relevantes, como acusações de abuso espiritual, denúncias, pastorado feminino, políticas públicas de patrimonialização, homossexualidade, transplante de células-tronco, educação de surdos, autenticidade, intolerância. Este livro apresenta olhares e perspectivas instigantes e qualificados, que apontam permanências, impactos e ressonâncias da religião no espaço público, caracterizando singularmente pela ideia fundante de diversidade. Trata-se de um convite à reflexão sobre questões em voga no debate contemporâneo sobre Religiões no Brasil.

 

Organizadora

 

Paula Montero possui graduação em Psicologia – Université René Descartes Sorbonne (1976) – e graduação em Ciências Sociais – Université de Paris VII – Vincennes (1973), mestrado em Antropologia Social – Université de Paris VII (1974) e doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1983. Foi presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Cebrap (2008 - 2015) –, coordenadora adjunta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp – e professora titular da Universidade de São Paulo.