Os fios das relações tecidas entre as famílias de
ex-escravos, das relações de trabalho, dos processos
de espoliação de terras num território quilombola...

Reminiscências dos Quilombos
territórios da memória em uma comunidade negra rural,

autor:

Marcelo Moura Mello

prefácio:

Emília Pietrafesa de Godoi

projeto gráfico:

Antonio Kehl

acabamento:

brochura

páginas:

270

formato:

14 x 21 cm

ISBN brochura:

9788578160524

ISBN e-book:

9788578161866

confira aqui o Clipping...

Construindo a partir de pesquisas de campo e em arquivos históricos, este livro reconta a trajetória histórica e a formação territorial da comunidade negra rural de Cambará (localizada entre Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul/RS), priorizando as narrativas, visões e experiências de homens e mulheres do local em distintos contextos. Apresentando os principais debates e polêmicas em torno das chamadas comunidades remanescentes de quilombos, o autor dá destaque aos meandros da luta por reconhecimento quilombola nessa comunidade.

 

Nas palavras de Emília Pietrafesa de Godoi:

 

“Escrito com rigor e sensibilidade, este livro traz narrativas e vivências de homens e mulheres de Cambará, uma comunidade negra rural no Rio Grande do Sul. Ao narrar com eles a história deles, o autor traz contribuições teóricas e metodológicas notáveis para as pesquisas realizadas em contextos cuja história é marcada pela “memória oral”. O livro de Marcelo Moura Mello vem também somar esforços aos dos estudos recentes tanto da historiografia da escravidão como da antropologia para desvelar os processos que resultaram na invisibilidade dos segmentos negros da população dos estados do Sul do Brasil, em especial do Rio Grande do Sul.

 

Ao desfiar os fios das relações tecidas entre as famílias de ex-escravos, das relações de trabalho, dos processos de espoliação de terras, vai mostrando a conformação de um “território negro”, trazendo importantes contribuições para os debates atuais sobre a assunção quilombola a partir do Artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal Brasileira. Este livro constitui, assim, expressão de fina capacidade analítica para tratar de questões sensíveis da história do nosso país.”

 

 

Marcelo Moura Mello é licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, onde realiza pesquisa sobre o culto a deusa hindu Kali na Guiana.