O espectador deixou de ver muitos filmes devido aos critérios e humores da censura durante o regime militar... Há um tom de tragicomédia nos casos relatados pelo jornalista...
Roteiro da intolerância
a censura cinematográfica no Brasil
autor:
Inimá Simões
projeto gráfico:
Íris Di Ciommo
acabamento:
brochura
páginas:
264
formato:
16 x 23 cm
ISBN brochura:
857359070X
confira aqui o Clipping...
Este livro fala de filmes que o espectador deixou de ver nas telas brasileiras devido aos critérios e humores da censura durante o regime militar. Há um tom de tragicomédia nos casos relatados pelo jornalista Inimá Simões, que descobriu na Superintendência Regional do Arquivo Nacional, em Brasília, milhares de processos registrando a passagem de filmes pela Censura Federal. Cada um desses filmes continha um pouco do drama e terror (e da comédia involuntária) que os cineastas enfrentaram principalmente de 1964 a 1985, quando se encerrou o período de intervenção militar e entramos na Nova República.
Inimá Ferreira Simões é jornalista, mestre em cinema (ECA, 1985) e pesquisador na área cultural. Trabalhou em revistas, cinema, rádio e televisão, dirigiu documentários para cinema e TV e é autor de vários livros, entre os quais Um país no ar, com Maria Rita Kehl, sobre a televisão brasileira, O imaginário da Boca, As salas de cinema em São Paulo, sobre a cultura cinematográfica paulistana e Roberto Santos: o poeta do cinema.