É um livro que canta... Francis gravou 120 músicas especialmente para este livro e incluiu outros 230 QR-Codes que você pode ouvir direto no seu celular...

Trocando em miúdos as minhas canções

autor:

Francis Hime

contracapa:

Arthur Dapieve

orelha:

Geraldo Carneiro

projeto gráfico:

Gustavo Piqueira / CasaRex

acabamento:

brochura

páginas:

316

formato:

21 x 26 cm

ISBN brochura:

978-85- 7816-202-3

interatividade:

352 QR-Codes com exemplos sonoros das músicas analisadas, que podem ser ouvidos no celular dos leitores

prêmio:

Indicado ao Prêmio Jabuti 2018 (Ensaios e Artes)

Um livro que canta

 

Francis Hime compôs algumas das mais consagradas canções da MPB, como “Trocando em miúdos as minhas canções”, “Atrás da porta”, “Meu caro amigo” e “Vai passar”, em parceria com Chico Buarque, e outras tantas com Vinicius de Moraes, Ruy Guerra, Geraldo Carneiro, Paulo César Pinheiro, Olívia Hime e... bem...mais uns sessenta parceiros (ele diz que adora compor em parceria).

 

Compositor, pianista, cantor, arranjador, maestro e letrista, Francis Hime é uma das expressões mais vigorosas da música popular brasileira a partir dos anos 1960. Interpretado por nomes como Elis Regina e o pianista Bill Evans, autor de trilhas para cinema e teatro e parceiro de compositores como Chico Buarque (Pivete, Atrás da porta, Meu caro amigo, Passaredo, Trocando em miúdos e Vai passar), Vinicius de Moraes (Sem mais adeus, Anoiteceu, Teresa sabe sambar e Maria), Paulo Cesar Pinheiro (A grande ausente e Minhas mãos), Milton Nascimento (Homem feito) e da cantora Olívia Hime, sua companheira há mais de 50 anos (Uma canção perdida, Alta madrugada e as canções do CD Alma Música), criou um estilo pessoal que mistura sua formação musical erudita às raízes mais ricas e interessantes da música popular brasileira e ao seu intenso comprometimento com a realidade e a vida cotidiana do Brasil.

 

Neste livro, Francis fala sobre seu processo de criação, e, para isso, vale-se

de lembranças, especula sobre fatos vividos, conta curiosidades e nos dá acesso

às músicas gravadas em 352 QR-Codes.