“Vera se tornou uma fiandeira, tecendo a vida, a morte e a sexualidade em pinturas, objetos e instalações...

Vera Martins
Pintura por desconstrução

autor:

Fernando Stickel(org.)

projeto gráfico:

Iris Di Ciommo

textos:

Agnaldo Faria e Carlos Perrone

fotos:

Rômulo Fialdini

acabamento:

brochura

páginas:

108

formato:

21 cm x 21 cm

ISBN brochura:

978-85-7816-100-2

confira aqui o Clipping...

Vera Martins vem de uma família de fiandeiras portuguesas que faziam à mão todas as etapas do trabalho: o plantio do linho, a espadelada, a secagem, a fiação e, por fim, o tear de lençóis. Em seu percurso de aproximadamente 25 anos nas artes plásticas, Vera também se tornou uma fiandeira, tecendo a vida, a morte e a sexualidade em pinturas, objetos e instalações.

 

Suas obras, entre outros procedimentos, realiza a desconstrução do suporte da pintura, desfiar que transforma a tela em fios que assumem de pronto a tridimensionalidade. Esses fios tornam-se chicote e pincel, impõem suas marcas, formas e nós por meio de chicotadas que geram linhas, em uma ação enérgica, corporal, vital.

 

O trabalho que começou silencioso, solitário e quase meditativos no interior do seu ateliê foi em seguida levado para uma sala de aula na Alemanha e, por fim, para o Centro Educacional Unificado - CEU Paz da Brasilândia. Nesses lugares, alunos participaram da desconstrução e reconstrução dos suportes deste belo trabalho.

galeria: