Ao lado de "A queda do céu", de Davi Kopenawa e Bruce Albert, o livro da Mary Jane Spink é de importância fundamental para os estudos sobre o meio ambiente (Marcos Reigota)...

Viver em áreas de risco

autor:

Mary Jane Paris Spink

acabamento:

brochura

páginas:

232

formato:

16 cm x 23 cm

ISBN brochura:

978-85- 283-0598- 2

ISBN e-book:

9788578163068

A contraposição entre o direito à moradia e a preservação dos mananciais, a dinâmica perversa da expansão urbana no município de São Paulo, a prevenção de desastres em regiões vulneráveis do ponto de vista socioambiental, a controvérsia sobre definições de risco: são muitos os temas e muitas as disciplinas que se cruzam neste livro, que resulta de pesquisa sobre moradias em áreas de risco no Jardim Ângela e Jardim São Luís, Prefeitura Regional de M’Boi Mirim, em São Paulo, realizada com apoio do CNPq.

 

Muitos actantes não humanos (como córregos, deslizamentos de terra e obras) são protagonistas neste livro. Eles se somam às vozes de moradores, administradores, participantes de associações como a Sociedade Santos Mártires, pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado, cidadãos de distintas procedências teóricas e políticas e ativistas que ajudaram a construir a narrativa, na qual diversas óticas se misturam e temas de cunho mais teórico recebem um colorido especial por meio de estudos de casos.

 

Mary Jane Paris Spink é professora titular da PUC-SP, onde coordena o Núcleo de Pesquisas sobre Práticas Discursivas no Cotidiano: Direitos, Riscos e Saúde. Desde a conclusão de sua pós-graduação em psicologia social na Universidade de Londres, em 1982, atua em projetos e pesquisas de intervenção que têm o cotidiano como lócus de investimentos intelectuais, éticos e políticos. Como docente, orientou alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, colaborando na formação de profissionais que atuam hoje em diferentes regiões do Brasil e em outros países.