Spam, hoje em dia, é quase um palavrão. Mas no tempo dos modernistas era a abreviatura da Sociedade Pró-Arte Moderna, fundada em 1932, e que era uma grande reunião de artistas das mais variadas artes.
Para arrecadar fundos para o vasto programa da SPAM, os modernistas organizaram dois bailes de Carnaval: o primeiro, em 1933, foi o “Carnaval na cidade de SPAM”; o segundo, em 1934, foi a “Expedição às matas virgens de Spamolândia”.
É uma delícia de história contada por Paulo Mendes de Almeida no livro “DE ANITA AO MUSEU”, com direito a decoração orientada por Lasar Segall, convites por Di Cavalcanti e por aí vai. Show de bola, inspiração para o estado de ebulição que sucedeu a Revolução de 1930.
Veja, abaixo, algumas fotos desses Carnavais que estão no livro DE ANITA AO MUSEU lindamente organizado e editado por Ana Luisa Martins e clique em cada uma das imagens para ler suas legendas.
O livro está em várias livrarias, e vc tb pode comprar conosco por R$ 59,00 com o frete incluído no Brasil.
Pagamento pelo PIX com o CNPJ 02868441/0001-35, da Editora Terceiro Nome. Comprovante e endereço devem ser enviados para formulario@terceironome.com.br.