Spam, hoje em dia, é quase um palavrão. Mas no tempo dos modernistas era a abreviatura da Sociedade Pró-Arte Moderna, fundada em 1932, e que era uma grande reunião de artistas das mais variadas artes.


Para arrecadar fundos para o vasto programa da SPAM, os modernistas organizaram dois bailes de Carnaval: o primeiro, em 1933, foi o “Carnaval na cidade de SPAM”; o segundo, em 1934, foi a “Expedição às matas virgens de Spamolândia”.


É uma delícia de história contada por Paulo Mendes de Almeida no livro “DE ANITA AO MUSEU”, com direito a decoração orientada por Lasar Segall, convites por Di Cavalcanti e por aí vai. Show de bola, inspiração para o estado de ebulição que sucedeu a Revolução de 1930.


Veja, abaixo, algumas fotos desses Carnavais que estão no livro DE ANITA AO MUSEU lindamente organizado e editado por Ana Luisa Martins e clique em cada uma das imagens para ler suas legendas.

Lasar Segall no baile “Carnaval na cidade de SPAM, em 1933. Foto do livro DE ANITA AO MUSEU.



“O circo”, de Lasar Segall, decoração original do baile “Carnaval na cidade de SPAM, em 1933. Foto do livro DE ANITA AO MUSEU.



Projeto de cor de Lasar Segall para a decoração do baile “Expedição às matas virgens de Spamolândia”, de 1934. Foto do livro DE ANITA AO MUSEU.



Detalhe da decoração do baile “Carnaval na cidade de SPAM”, em 1933. Foto do livro DE ANITA AO MUSEU.



Preparando a decoração do do baile “Carnaval na cidade de SPAM”, com Geraldo Ferraz, Lasar Segall e amigos, em 1933. Foto do livro DE ANITA AO MUSEU.



O livro está em várias livrarias, e vc tb pode comprar conosco por R$ 59,00 com o frete incluído no Brasil.


Pagamento pelo PIX com o CNPJ 02868441/0001-35, da Editora Terceiro Nome. Comprovante e endereço devem ser enviados para formulario@terceironome.com.br.